francesinha café histórico Porto 13

Francesinha Café Restaurantes Bonfim, Porto

Apesar de todas essas fantasias escritas sobre a sanduíche francesinha nos diversos meios de comunicação social, cada artigo assim escrito e publicado manteve sempre uma referência comum ao paradigma francês o croque-monsieur. Essa invenção tão antiga explica certos escritos fantasiosos de que a sanduíche francesinha teria sido inventada no Porto ainda no princípio do Século XIX, quando ocorreu a ocupação do Porto pelas tropas francesas de Napoleão Bonaparte. O "Francesinha Café" situado perto da estação de metro do Marquês é, tal como o nome indica, um café especializado em francesinhas. É conhecido pela qualidade dos seus ingredientes e pela informalidade do seu espaço e quem o visita, volta. O negócio começou com um restaurante pequeno no Candal, depois nasceu esta casa na Madalena e, entretanto, já são ao todo cinco espaços, não só em Vila Nova de Gaia e no Porto, mas também em Lisboa. Aqui pode experimentar a tradicional francesinha, com o toque especial do forno a lenha, ou a versão com bife de frango.

Desfrute do sabor da sua francesinha na esplanada com vista para o rio, enquanto os elétricos passam ao lado da sua mesa. A Francesinha continua  a ser um dos pratos mais icónicos da culinária portuguesa e é facilmente encontrada em diversos estabelecimentos em todo o país. A história deste estabelecimento já é longa e as francesinhas assumem protagonismo na sua carta.

Não adoro francesinhas. Mas a história delas é deliciosa.

Primeiro ganha nome no bairro, depois na cidade, depois no concelho, e por fim no país. Em poucos anos, alguns cozinheiros próximos da Regaleira (ou mesmo ex-funcionários) levaram-no para outras paragens da cidade. Em pouco tempo atravessou o Rio Douro e espalhou-se pelos tascos, cafés e restaurantes de Gaia. De todas as sandes do país, a Francesinha é a estrela da companhia. Uma torre de pão, carnes e queijo submersa num mar de molho picante.

  • O Café Santiago é famoso por sua francesinha impecável, e o segredo está no molho.
  • Se perguntar a 10 pessoas qual é o local preferido para ir comer uma francesinha, na cidade do Porto, é muito provável que vá ter 10 respostas diferentes.
  • Cada pessoa tem o seu lugar preferido ao qual recorre, sempre que tem vontade de comer a reconfortante francesinha.
  • Uma delas é que Daniel David Silva teria afirmado que “a mulher mais picante que conheço é a francesa”, em referência ao molho apimentado que acompanha a Francesinha.

Guias de comida para viajantes

Visitar o Café Santiago não é apenas saborear uma refeição, é vivenciar uma experiência gastronômica autêntica e inesquecível. Desde a hospitalidade da equipe até a qualidade dos pratos servidos, tudo no Café Santiago reflete o compromisso do restaurante em proporcionar aos seus clientes uma visita memorável. A Francesinha é facilmente encontrada em diversos estabelecimentos no Porto. Por isso, fizemos uma lista com as 10 melhores francesinhas no Porto para que possa desfrutar de uma experiência gastronómica única.

De sabor intenso, confere à Francesinha Santiago® um rustico mas ligeiro toque fumado. A linguiça é grelhada ao mesmo tempo e com o mesmo processo da salsicha fresca. Diariamente recebemos salsicha fresca do dia com a qual fazemos as nossas francesinhas.

Com duas localizações no Porto – Coliseu e Mercado Bom Sucesso – e uma em Braga, este restaurante francesinha café regaleira tem como objectivo "celebrar, valorizar e promover a francesinha, enquanto elemento identitário da gastronomia e da cultura da cidade do Porto". Aberto em 2013, o Labo B tem um carácter de cervejaria mas funciona igualmente como restaurante, café e bar, apresentando num ambiente informal um menu variado, a preços acessíveis, e uma carta de vinhos e cervejas extensa. Existem dezenas de restaurantes e cafés onde pode provar as francesinhas. Isso será sempre um tema de discussão entre os apreciadores. A 25 de Julho de 2017, abrimos o Café Santiago da Praça, na Praça dos Poveiros, “a joia da coroa” a apenas 25 metros acima da casa mãe. De carácter marcadamente Portuense, o Santiago da Praça segue de forma evolutiva os predicados gastronómicos da sua origem, o Café Santiago.

Prego em Prato

A forma de colocação do ovo é a imagem distintiva da Francesinha Santiago®. A mistura da gema de ovo com o pão crocante é… espetacular. A Francesinha Santiago® é feita com pão de forma tradicional cozido em forno de lenha.

A quantidade de piri-piri no molho pode ser ajustada de acordo com o gosto pessoal de cada um. Em todo o caso, nós temos os nossos lugares preferidos, sendo que na cidade do Porto, gostamos particularmente da francesinha do Café Santiago e do Bufete Fase. Muitas vezes, esta preferência está relacionada com tradições familiares, já que não é incomum gerações inteiras frequentarem o mesmo restaurante. Cada pessoa tem o seu lugar preferido ao qual recorre, sempre que tem vontade de comer a reconfortante francesinha.